CIDADE LINDA E.....FEDIDA


30/09/17

No dia 22/09 se comemora o Dia do maior rio do Estado de São Paulo, o Tietê, a SOS Mata Atlântica divulgou os resultados da qualidade da sua água.
A extensão da mancha de poluição vai desde o município de Itaquaquecetuba, logo pós a sua nascente em Salesópolis, até a cidade de Cabreúva, ou seja 130 KM dos seus 1150 KM.
As causas são velhas conhecidas de todos, o lançamento de esgoto sem tratamento principalmente na área da grande São Paulo, que teve o ritmo de obras diminuído em função da falta de investimento da SABESP no ano passado devido á crise hídrica.
Por isto, segundo Malu Ribeiro, é fundamental aperfeiçoar a legislação que trata do enquadramento dos corpos d’água, de forma a excluir os rios de Classe 4 da norma vigente. “Essa classe, extremamente permissiva em relação a poluentes, mantém os rios em condição de qualidade péssima ou ruim, indisponíveis para usos”, ressalta.
Para estimular o fim de rios de Classe 4, a Fundação SOS Mata Atlântica propõe que seja aplicado o princípio do usuário “poluidor-pagador”, uma medida compensatória e de gestão, vigente na legislação, mas que não tem sido aplicada para os casos de transferência de poluição, diluição e assimilação de cargas entre bacias hidrográficas.
Assim o descaso do poder público continua com falsas promessas e soluções mirabolantes, até quando vamos suportar uma cidade cheirosa.


Fonte: SOS Mata Atlântica