EVENTOS E FOTOS

           DIA MUNDIAL DE LIMPEZA DE PRAIAS - SET/2017

Participamos no dia 17/09/17 do Evento Dia Mundial de Limpeza de Praias organizado pela ONG Tucuxi e com a colaboração da Prefeitura de Itanhaém e do Quiosque Bezerra na praia do Cibratel I.
O objetivo foi efetuar a limpeza  da praia e transmitir aos frequentadores a importância de manter o local limpo evitando a poluição do mar. Também foram distribuídas mudas de árvores da Mata Atlântica. Foram distribuídas sacolinhas aos frequentadores para depositarem os seus resíduos e assim dar o destino correto do lixo.





  











  PARTICIPAÇÃO EVENTO VERÃO + CONSCIENTE - JAN/2014

Participamos no dia 04/01/14 do Evento Verão + Consciente realizado pela Prefeitura de Itanhaém, que teve como premissa levar maior conscientização ambiental aos frequentadores da cidade aumentando os cuidados com nossas praias.
O evento teve a participação de todas as ONG's ambientalistas da cidade e da Coop de Catadores que realiza a Coleta Seletiva na cidade.    



         INAUGURAÇÃO DA ESTAÇÃO RECICLAGEM PRATICO - NOV/2013


Foi inaugurado em 02/11/2013, no Supermercado PRATICO no bairro de Suarão em Itanhaém a nova Estação de Reciclagem (PEV - Ponto de Entrega Voluntária) construída pela ONG MILÊNIO VERDE em parceria com a COOP DE CATADORES COOPERSOL, com a  RAFAVI e com a PREFEITURA MUNICIPAL. 
A inauguração também contou com a presença da Secretaria de Meio Ambiente Rosana Bifulco.
O evento foi um grande sucesso de público e foram distribuídas 80 mudas de Ipê. 
A nova estação também conta com o apoio do comércio da cidade através da VEST-CASA que apoia decisivamente o projeto.



          INAUGURAÇÃO DA ESTAÇÃO RECICLAGEM CUCA - JUL/2012

Foi inaugurado em 20/07/2012, no Supermercado CUCA de Itanhaém a nova Estação de Reciclagem (PEV - Ponto de Entrega Voluntária) construída pela   ONG MILÊNIO VERDE em parceria com a COOP DE CATADORES COOPERSOL, com a  RAFAVI e com a PREFEITURA MUNICIPAL. 
Com seu novo formato agora conta com maior espaço para a entrega dos materiais recicláveis.
A inauguração também contou com a presença da Tetra-Pack que colabourou com a doação das placas feitas com o material das caixas de Longa Vida.
A nova estação também conta com o apoio do comércio da cidade através da VEST-CASA que apoia decisivamente o projeto.



PARTICIPAÇÃO EVENTO SOS - MATA ATLÂNTICA VIVA A MATA - MAI/2012
Participamos nos dias 18 a 20/05/12 no Parque do Ibirapuera em São Paulo do evento realizado pela SOS- Mata Atlântica.
O evento trouxe expositores de todo o país que tiveram a oportunidade de exibir seus trabalhos e suas atividades em prol da Mata Atlântica.
Nossa bicicleta fez muito sucesso e mostramos a importância de reciclar as pilhas e baterias. 

          
EVENTO EM CONJUNTO COM A SOS - MATA ATLÂNTICA - JAN/2012

Realizamos no periodo de 11 a 15/01/2012 na Praça Narciso de Andrade, no centro de Itanhaém, evento em parceria com a SOS MATA ATLÂNTICA que trouxe para a cidade o seu caminhão itinerante.
Recebemos muitas visitas e mostramos a importância da reciclagem do lixo e pedimos que o lixo reciclável (seco) seja entregue a um catador, uma vez que a cidade ainda não possui um sistema de coleta seletiva que atenda grande parte da população e são eles os grandes heróis.
Neste período foram distribuidos 400 mudas de árvores e 500 sacolas retornáveis, tendo em vista que à partir do dia 25/01/12 ficam proibidas a entrega das sacolinhas pelos mercados.
Mostramos também uma bicicleta que pedalando gera energia limpa e sustentável para carregar o celular, novidade que atraiu muitas pessoas, demonstrando que é possivel gerar energia sem gerar poluição. 
Contamos ainda com a presença de personalidades da cidade, em especial a Secretária do Meio Ambiente, Rosana Bifulco, onde aproveitamos a oportunidade para comentar a situação atual da Coleta Seletiva de Lixo na cidade.   



PARTICIPAÇÃO NA ONG BRASIL 2011 - DEZ/2011

   

A ONG Milênio Verde participou nos dias 15 a 17 de dezembro de 2011, no Expo Center Norte em São Paulo, da ONG BRASIL 2011.
A ONG BRASIL, tem o objetivo principal de dar a oportunidade das ONG’s apresentarem os seus trabalhos e propiciar a troca de experiências com outras ONG’s.
Na feira mostramos o nosso projeto de Coleta de Pilhas e Baterias, que foi bastante elogiado pelos visitantes, o que contemplou o nosso objetivo, que era o de repassar a idéia central do projeto, para que outras instituições possam aplicá-lo.
Foi também uma ótima oportunidade de conhecer outras instituições, com as quais aprendemos muito sobre os seus trabalhos.
Lamentávelmente, o comparecimento do público não foi o esperado, e nem a representatividade do setor do Meio Ambiente, de um total de 500 ONG's presentes, apenas 22 eram do setor ambiental e nenhuma representando o setor de coleta seletiva/catadores, o que reflete exatamente a situação de abandono ao Meio Ambiente.




           DIA DO MEIO AMBIENTE 2011


10/06/2011
A ONG Milênio Verde participou, no último dia 06 de Junho, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, da Sessão Solene em homenagem ao dia do meio ambiente.
O dia Mundial do Meio Ambiente (5 de Junho) foi criado em 1972 pela Assembléia Geral das Nações Unidas, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Meio Ambiente.
A Sessão Solene contou com a presença figuras ilustres na defesa do Meio Ambiente como os ambientalistas Fabio Feldmann, Sabetai Calderoni; os atores Christiane Torlone e Victor Fasano; ONG’s SOS Mata Atlântica e Greenpeace e políticos como o Secretario do Meio Ambiente Bruno Covas.
A Sessão também teve como objetivo homenagear indivíduos e instituições dedicadas à preservação do meio ambiente.
Segundo o Deputado organizador da sessão “o evento foi pensado para que a data possa marcar, não somente, as conquistas e os projetos ao meio ambiente mas também para tomar conhecimento de quem são os verdadeiros guerreiros, os protagonistas nas atividades de preservação e defesa do planeta e da natureza; aqueles que vão à luta e doam o seu presente para que as gerações futuras possam ter qualidade de vida”.
Os discursos foram veementes contra a aprovação, por parte da Câmara Federal, do novo Código Florestal reiterando que a luta irá continuar no Congresso.
Os atores Christiane Torlone e Victor Fasano em seus discursos estão indignados e muito preocupados com o novo Código Florestal e com o futuro da Amazônia apesar de todas as cobranças efetuadas.
Apesar da festa e dos discursos, mesmo na maior cidade do Brasil, a realidade é muito diferente do discurso. São Paulo não conta com um sistema eficiente de reciclagem de lixo e o tratamento de esgoto é insignificante que poluem a cidade sem parar.
Temos pouco a comemorar neste dia: ambientalistas mortos, desmatamento crescendo a cada ano, desastres atômicos, leis que não são aplicadas e anistia para os desmatadores com o novo Código Florestal.
Grandes países poluidores, como os EUA e a China, não reduzem a sua emissão de gases causadores do efeito estufa.
Gritante também é o caso incoerente da Alemanha, que acena com o fim de suas usinas atômicas, mas mantém a antiga parceria com o Brasil (desde 1970) para a construção da usina de Angra 3 com tecnologia dos anos 80 considerada obsoleta.
E mais impressionante que o Brasil não precisa de usinas atômicas, tem condições de ter 100% de sua matriz energética renovável
Por tudo isso não podemos nos restringir a apenas um dia, é o momento de renovar o engajamento e modificar os modelos ultrapassados de crescimento que estão destruindo a nossa Natureza.
Pratique todos os dias, recicle o lixo, plante uma árvore, consuma menos produtos industrializados e utilize menos o seu carro, exija mudanças, assim podemos entregar um planeta melhor para as próximas gerações.



EVENTO NO SUPERMERCADO CUCA - DEZ/2010

Em 18/12/2010 realizamos o nosso primeiro EVENTO junto ao nosso PEV - Ponto de Entrega Voluntária localizado no Supermercado CUCA em Itanhaém - SP. O intuito foi promover a educação ambiental e mobilizar a população para efetuar a reciclagem de lixo. Nesta ocasião contamos com a colaboração da nossa parceira na cidade a ONG Coopersol Reciclando que é a cooperativa dos catadores que faz a coleta e a separação dos materiais doados no PEV.
Teve brincadeira e desenhos para as crianças e folhetos explicativos para os adultos.
O evento trouxe bons frutos e o volume arrecadado aumentou muito.