SANTOS CONSOLIDA SEU PROJETO DE COLETA SELETIVA




11/12/17

Santos está dando uma verdadeira aula de sustentabilidade ao país, tomara que outras cidades se espelhem nesta iniciativa que já se mostrou um sucesso.

O Projeto Recicla Santos, que é a lei municipal que criou o Programa Socioambiental de Coleta Seletiva Solidária, que foi implantado em 01/07/17, entra agora em uma nova fase. Começou, a partir do dia 22/11, a multar quem não separar o lixo orgânico (úmido) do reciclável (seco).

As multas podem chegar a R$ 10 mil para os geradores domésticos e R$ 50 mil para estabelecimentos que produzem grande quantidade de resíduos.
Num primeiro momento os infratores serão notificados e terão um prazo de 30 para se adequar ás novas exigências

A nova regulamentação atinge a rotina de diversos comércios, restaurantes, hospitais e shoppings da cidade, pois eles produzem mais de 120 KG de lixo orgânico por dia.
Para evitar multas, os representantes destes locais terão que contratar uma cooperativa, associação ou empresa privada para a coleta.
Empresas credenciadas emitirão certificados que, quando solicitados, terão que ser apresentados aos fiscais para provar a destinação correta dos resíduos.

A rotina dos Condomínios de Santos também será afetada e receberão uma ajuda extra, um projeto para dar apoio aos 700 edifícios.
Realizado pela ONG Concidadania, com financiamento pelo Fundo Municipal de Preservação e Recuperação do Meio Ambiente, o projeto tem o objetivo de apresentar os princípios gerais da Lei Complementar 952, que impôs a separação do lixo e um novo calendário para a coleta do material que pode ser reciclado.
" A proposta é realizar consultorias, identificar melhorias que podem ser implantadas, orientar sobre a separação correta dos resíduos além de disseminar informações sobre educação ambiental, eficiência energética e economia de agua" explica o coordenador do projeto Renato Prado.

Um bom exemplo veio de um síndico de um prédio que preocupado com as multas desenvolveu um saco de lixo com a identificação do apartamento para caso haja multa ela seja direcionada ao seu verdadeiro infrator. Parabéns (igual na Suíça)

Fonte: A Tribuna 27/10/17 e 25/11/17