QUANDO VAMOS ACABAR COM O PETRÓLEO



Resultado de imagem para veículo eletricoResultado de imagem para veículo eletrico

06/02/2017

Estudo do Grantham Institute, especializado em pesquisas sobre mudanças climáticas e meio ambiente sediado no Imperial College de Londres, em conjunto com o Carbon Tracker Initiative, aponta que a queda dos custos dos veículos elétricos e da tecnologia solar tem potencial para barrar o crescimento da demanda global de carvão e petróleo já a partir de 2020. O estudo ‘Espere o inesperado: o poder disruptivo da tecnologia de baixa emissão de carbono’ que acaba de ser divulgado expõe vasta e completa fonte de dados sobre os impactos do aumento do uso dessas tecnologias limpas em detrimento das fontes de energias tradicionais e de origem fóssil. O relatório aponta que somente o crescimento de veículos elétricos (EVs) pode fazer com que 2 milhões de barris de petróleo por dia deixem de ser usados até 2025. O estudo adverte que a demanda por carros cresce a taxa de 60% ao ano e já há mais de 1 milhão deles pelas estradas de todo o mundo. Por sua vez, os custos das baterias caíram 73% entre 2009 e 2015, de acordo com o Departamento de Energia dos Estados Unidos. 
A pesquisa sugere que os combustíveis fósseis podem perder 10% da sua participação de mercado para a energia solar fotovoltaica e para veículos elétricos em uma única década. 
O relatório conclui que os veículos elétricos poderiam ter um quinto do mercado de transporte rodoviário em 2030 e, com o crescimento adicional de carros com célula de hidrogênio e dos híbridos, os modelos convencionais poderiam representar menos da metade do mercado.
(Fonte ABVE - Assoc Bras Veículo Elétrico)