FECHAMENTO DE ATERRO IRREGULAR SERÁ REALIDADE EM 2017

16/02/2017

Fecharemos todos aterros irregulares até o fim do ano, diz Salles
Secretário do Meio Ambiente participou de uma operação que interditou local de descarte irregular de lixo em Santa Maria da Serra, no interior de SP

A Secretaria do Meio Ambiente (SMA) e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) interditaram, nesta quinta-feira, 16, um aterro irregular em Santa Maria da Serra, região de Piracicaba, no interior paulista. O secretário Ricardo Salles participou pessoalmente da operação.

“A meta do Estado é fechar até o final de 2017 todos os aterros com funcionamento irregular. Até o momento, interditamos 11 e, nos próximos 30 dias, mais cinco serão fechados” , afirmou.
"Estas atividades de hoje tem dupla função: primeiro a fiscalização do meio ambiente e segundo um fator pedagógico para que todas as Prefeituras vejam que é um assunto importante para o Governo e isso tem feito com que muitas Prefeituras passem a tomar medidas que a até então não estavam sendo tomadas."

A área de 7,5 mil m² era usada para descarte irregular de cerca de 2,5 toneladas de lixo por dia. A Cetesb monitora o aterro desde 2014 e constatou que, de lá para cá, as condições ambientais dele só vêm piorando.

No ano passado, durante inspeção, a companhia identificou que o aterro operava de maneira inadequada, com ausência de controle de acesso, acúmulo de resíduos fora da área de vala, falta de cobertura dos resíduos, isolamento visual deficiente, ausência de sistema de drenagem de águas pluviais e presença de catadores e animais.

A Prefeitura chegou a ser notificada por conta das irregularidades apontadas pela Cetesb, que multou a administração duas vezes por manter o aterro operando sem atender a legislação ambiental.
(Fonte SMA SP)